Junho de 2009.
Puerto Montt é capital da Província de Llanquihue e da X Región de Los Lagos. Tem uma superfície de 1.673 km2 e a população estimada paro o ano de 2009 de 230.885 habitantes. A comuna acolhe 16, 39% da população total da região, sendo que 11,39% de sua população é rural e 88,61% urbana.
A cidade localiza-se junto à Enseada de Reloncaví, uma baía protegida na costa sul chilena. Faz parte de uma ligação natural com as regiões de Aisén del General Carlos Ibáñez del Campo (XI Região) e de Magallanes (XII Região).
Por sua localização estratégica, esta cidade constitui o ponto de partida para o deslocamento até os lugares e atrações turísticas do sul em geral, e ademais é um porto marítimo com as regiões mais austrais, e o seu aeroporto internacional "El Tepual", a liga com os principais terminais aéreos do país. As principais rodovias que cruzam a comuna são a Ruta 5-CH (Rodovia Pan-americana), a Ruta CH-7 (Carretera Austral) e a Ruta CH-226.
O clima de Puerto Montt é temperado chuvoso, sendo sua principal característica a falta de uma estação seca, muito embora entre os meses de novembro e março as precipitações diminuam, nunca cessam totalmente.
Em julho as temperaturas podem baixar a -5 °C e no verão podem chegar a 30 °C. A cidade foi fundada em 12 de fevereiro de 1853 por Vicente Pérez Rosales. A localização original da cidade estava junto à enseada de Reloncaví, em um lugar chamado "Melipulli" (que na língua mapuche significa "Quatro Colinas").
Seu nome atual foi dado en honra ao mandatário da época, dom Manuel Montt Torres. Os povoadores que habitavam esta zona se dedicaban principalmente à exploração da madeira do alerce, uma árvore local. Em 1852 chegam os primeiros colonos alemães que iniciam o processo de colonização. Em 1912 se constrói a ferrovia que une a cidade como resto do país. A comuna foi criada em 1861 como capital do Território de Colonização de Llanquihue, que logo passou a sera Província de Llanquihue. Ao criar-se a Região de Los Lagos em 1975, integrando as antiguas províncias de Valdivia, Osorno, Llanquihue e Chiloé, Puerto Montt se converteu em capital regional.
Suas principais atividades econômicas são a pesca, o comércio e o turismo. Desta cidade saem os passeios para o Cruce de Lagos (a travessia dos lagos andinos até a Argentina) e excursões para regiões do sul do Chile, como a ilha de Chiloé e Puerto Aisén.
Essa viajem titulou o reencontro após 8 anos com a família que acolheu-me quando fui disputar um campeonato internacional de futebol em Río Bueno, Chile. Novamente fui muito bem recepcionado por Cláudia, Patrício e Danilo, entre outras amizades feitas durante a viajem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui.