terça-feira, 22 de março de 2011

Ipiales – Colômbia, 19, 20 e 21 de Janeiro de 2011.

Ipiales – Colômbia, 19, 20 e 21 de Janeiro de 2011.

Catedral Las Lajas
O destino era para ser Cali, compramos passagem de Bogotá a Cali por 50 pesos por pessoa na empresa expressa bolivariano. Mas chegando ao terminal rodoviário de Cali, fomos até o centro de informações turísticas e a própria atendente nos informou que não havia nada para fazer em Cali. 
Cascata
Após essa informação, fomos imediatamente comprar nossa passagem para Ipiales, onde pesquisamos em várias oficinas e os preços estavam em média 50 pesos por passageiro. Fomos até uma última empresa que ficava quase escondida lá no fundo do terminal, perguntamos a primeira vez e a passagem custava 50 pesos, fomos comer algo e voltamos para perguntar outra vez e já custava 40 pesos, quando estávamos saindo da oficina TransIpiales, o cobrador veio gritando falando que fazia por 30 pesos. 
Mirador - Las Lajas
Compramos na hora. Nos prometeu que o ônibus tinha ar condicionado e outras coisas. Confiamos. Saímos para ir na lan house e telefonar para casa, me confundi com o horário achando que o ônibus só ia sair as 20 horas. Mas não, era às 8 horas. De repente, o cobrador do ônibus veio gritando no terminal nos chamando e falando que estávamos atrasados. Uma coisa de louco, ele fez o motorista nos esperar pagar a conta na lan house e depois embarcamos. Pelo menos ele nos chamou, poderia ter nos deixado para trás. Seguimos para Ipiales. Viajem tranquila, mas com estradas perigosas.
Las Lajas
Uma parada para almoço num restaurante no meio do nada. E o ar condicionado que ele disse que tinha? Tinha ar sim, mas bem natural. Com as janelas abertas! O banheiro era na frente, perto do motorista, mas a porta não fechada. Tinha uma colombiana que foi chupando limão uma boa parte da viajem, fazia uma cara tão boa que parecia que o limão tava doce. Quando anoiteceu, que o motorista ligou as luzes internas, estávamos parecendo o Incrível Hulk. Um som alto com as músicas locais, quase uma boate móvel.
Água gelada para refrescar
Uma viajem divertida. Chegando a Ipiales, pedimos algumas informações de hotel e encontramos um perto do terminal, bastava atravessar a rua, chamado Hotel Zaragoza, 15 pesos por pessoa. Fomos jantar, depois um bom banho e um excelente descanso. O hotel era agradável e o restaurante era no próprio hotel e um prato satisfatório custava 8 pesos, a cozinheira era a Ana, faz uma comida super saborosa. No dia seguinte, despertamos bem cedo para irmos conhecer a catedral Las Lajas, pagamos 10 pesos para ir de taxi, com direito a uma parada no mirante para que possamos fotografar a belíssima catedral de longe. 
Ana, a cozinheira do hotel zaragoza.
No caminho até a catedral existem várias bancas com artesanatos, mas achei as coisas mais caras que nas outras cidades colombianas que passamos. Visitamos a catedral, fomos até a cascata ao lado, descemos as escadarias e caminhamos por todos os lados. Vários turistas e fiéis. Um excelente lugar para fotografas. O interior era o mais lindo, o fundo da catedral não é de alvenaria, são rochas, deixando com um aspecto diferente e curioso em seu interior. 
Las Lajas
Após a visita, retornamos para o hotel e fomos almoçar novamente a deliciosa comida que a Ana faz. Nos despedimos, arrumamos nossas coisas e saímos no limite do checkout, 14 horas. Pegamos um taxi e fomos em direção a fronteira da Colômbia com o Equador. Pagamos 15 pesos até a fronteira. Chegando lá, carimbamos nossos passaportes e não pagamos nada para sair da Colômbia. Trocamos o resto de pesos colombianos ainda do lado colombiano da fronteira e atravessamos para o Equador caminhando. 

4 comentários:

  1. Flavito!! Eu amei esta catedral! É muita linda mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Thalita, esse local é encantador!

    ResponderExcluir
  3. Lindas fotos, pode me informar quanto tempo de viagem de Cali até Ipiales? Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Gabriel, de 04 a 05 horas, depende da cia. Abraço.

    ResponderExcluir

Comente aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...