domingo, 30 de outubro de 2011

Lagoa da Lua - Primavera do Leste - MT



“Eu não sabia que no Mato Grosso tinha mar...”

Foram exatamente essas as palavras despejadas imediatamente da minha boca, sem sequer pensar no que estava dizendo, quando me deparei com esse lugar. Tive a sensação de que estava dentro de um bote no meio do mar, e sem ser exagerada, o do Caribe.

Em um sábado, ás 5 da manhã, acordei, peguei minha mochila, algumas guloseimas e parti com mais 3
amigos, rumo à Primavera do Leste – MT pela BR 251 e BR 070. Sim, sei que optei pelo caminho mais longo, porém a estrada é nova e sem transito pesado de caminhões.

Em Primavera do Leste, encontrei o pessoal do mergulho, Rogério e Weder. Rogério é instrutor de mergulho, e tem só no Mato Grosso, 16 anos de profissão. Tanto tempo assim e eu só fui descobrir essa maravilha pertinho de mim, agora. De Primavera até a Lagoa, são mais 25 km, sendo que uns 8 desses é estrada de chão, em perfeitas condições.


A Lagoa da Lua fica em uma fazenda, propriedade particular, área preservadíssima e a única pessoa que tem permissão para fazer essa atividade lá é o Rogério. Cara gente boa, super simples, com um coração que não cabe dentro dele. Somente ele possui a chave da porteira que dá acesso à lagoa, então, se quiserem conhecer o lugar, e aconselho, falem com o Rogério. Sozinhos não conseguirão, até porque, somente ELE pode entrar. Possui 8 metros de profundidade, podendo chegar a 10 em época de chuva. Quase não tem peixes, apenas filhotes de tucunaré e cará, mas o mais encantador da Lagoa são as nascentes, que em época de chuvas, ficam maiores. A água é natural e deliciosamente tem uma temperatura fixa de 26 graus. Mas você jura que não está em uma Lagoa, porque a cor da água te confunde com os 365 tons de azuis do Caribe. Não é exagero.

Nunca pensei que conseguiria mergulhar com cilindro. Sempre tive vontade e toda vez que surgia a oportunidade, me desviava, por medo (jurava que ia me afogar!). Mas o Rogério me passou uma segurança tão grande, que esse medo foi embora e eu acabei curtindo mais do que pensei. Ótimo lugar para aprender a mergulhar. Mergulhamos o dia todo, voltamos para Primavera do Leste à noite e dormimos em um hotel. As reservas foram feitas pelo Rogério, que conseguiu um bom desconto por ser mergulhador.

Na manhã seguinte, voltamos para a Lagoa, e dessa vez, já mais segura do que estava fazendo, consegui mergulhar sozinha. Tive a sensação de que tinha feito aquilo minha vida toda!

E por fim, às 14:00 meu sonho tinha acabado, ar

rumamos as coisas e voltamos para Cuiabá. Meu final de semana foi espetacular! Sem sombra de dúvidas, dinheiro bem gasto! E por falar em dinheiro, pagamos R$ 150,00 o mergulho (fizemos 2), mais a diária do hotel. Pra comer, levamos algumas guloseimas que segurou nossa fome até a noite, que quando chegou, foi clareada por uma fogueira improvisada que fizemos antes de sair da lagoa. Acabamos por não jantar, porque chegamos super cansados no hotel e só queríamos saber de cama. Mas vale a pena dar uma conferida na cidade, muito bonitinha, estruturada, mimosa.

Para fazer o mergulho na Lagoa da Lua, precisa agendar pelo telefone: West Dive Company (65) 3023-6080 ou 8132-8788 Rogério Perdigão Além do mergulho na Lagoa, também faz passeios como rafting, rapel e paraquedismo. O cara é jóia!


E acreditem... Mato Grosso tem mar. E parece com o do Caribe!


Nota: Por que se chama Lagoa da Lua? Tenho duas teorias: a primeira é que quando você está embaixo da água, a formação das nascentes, as algas e as paredes dela, se confundem com a paisagem da Lua. E a segunda, talvez mais correta, é porque em noites de lua cheia, é possível realizar um mergulho noturno, somente com a luz da lua, que ilumina toda a lagoa, sem lanterna. Estou me programando para voltar lá quando a lua mudar! Alguém se candidata?

13 comentários:

  1. Eu me habilito a ir sim, pois fui um dos integrates que tive o privilegio de ir com voce nesse mergulho espetacular que eu jamais imaginei fazer em Mato Grosso com uma paisagem de cinema.
    Marcelo Crepaldi

    ResponderExcluir
  2. Eu espero conhecer esse belo lugar em breve, com a ajuda desse relato ficou mais fácil ainda chegar lá! Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. E vamos mesmo Flávio! O lugar sem dúvida, é espetacular, como disse o Marcelo!
    Beijo pra vcs!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Daliana! Ficou muito bom seu relato! Bjo grande!

    ResponderExcluir
  5. Nossa... Adorei... Ja esta colocado na minha listinha para minha próxima parada. Valeu Daliana, legal pra caramba!!!

    ResponderExcluir
  6. Nossa...adorei tbm..fu pra nobres e gostei...esse destino parece melhor ainda...vou programar pra conhecer com ctz! Mto obrigada pela indicação!!!!

    ResponderExcluir
  7. Me prometeram um mergulho na "lagoa encantada" queria saber se e a mesma lagoa da lua. O passeio foi programado com a empresa TRIP-NOBRES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lagoa encantada fica em Nobres-MT é outra cidade

      Excluir
  8. Olá,

    Desculpe a demora em responder, mas vamos lá.
    Pergunte o nome da cidade da lagoa encantada. Se for em Primavera do Leste, é neste lugar sim. Mas se for em Nobres, a lagoa é outra. Essa agência faz passeio para Nobres, mas tem como parceiro o Rogério Perdigão que faz os mergulhos para essa Lagoa.
    Ajudei?

    ResponderExcluir
  9. Lagoa da Lua, Lagoa Encantada, Lagoa Azul. Se for em Primavera do Leste são todas a mesma!!!

    ResponderExcluir
  10. Lagoa encantada é uma e Lagoa da Lua é outra nesse site tem fotos das duas www.adrenalinamt.com.br

    ResponderExcluir

Comente aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...