quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Panamá e Costa Rica

Panamá e Costa Rica – Janeiro de 2012 
Cidade do Panamá

Luna's Castle Hostel
Depois de muito tempo resolvi escrever sobre esta viagem ao Panamá e Costa Rica. Os mochileiros foram: Audo Júnior, Mariana Melo, Juliana Siqueira, Felippe Casanova e eu, Flávio Fernandes. Iniciamos pela Cidade do Panamá, nos hospedamos no Hostel Luna’s Castle em Casco Viejo. O hostel era muito animado, tinha um bar na área externa que estava sempre cheio de pessoas. 
Centro Histórico
Em nossa primeira noite fomos a Calle Uruguay, onde estão os melhores bares e boates da cidade. No próprio hostel já reservamos uma vaga na van para ir a San Blás. No dia seguinte fomos conhecer a cidade, fomos ao teatro nacional, caminhamos pelas ruas de Casco Viejo, fomos ao Centro Histórico, fomos ao Canal do Panamá pela Miraflores Locks, visitamos o museu do canal e assistimos a travessia de um navio cargueiro no canal. Muito interessante o trabalhos das eclusas durante a travessia. 
Canal do Panamá
Fomos ao Albrook Mall e realmente constatamos que existem produtos com preços muito acessíveis. Compramos equipamento de snorkel, barracas, roupas, tênis e outros. Com preços muito inferiores aos preços do Brasil. Seguimos para San Blás, levamos apenas o necessário e deixamos o resto das coisas no hostel. A estrada até o ponto para pegar os barcos para ir as ilhas é cheia de curvas bem fechadas, decidas e subidas, isso obrigou a motorista da van parar algumas vezes para algumas pessoas vomitarem. 
San Blás
No percurso a van ainda quebrou e tivemos que esperar outra van para podermos prosseguir. Conhecemos as ilhas Isla Diablo, Isla Perro e Isla Chichimi. Convivemos durante quatro dias com os índios de Kuna Yala. Uma experiência inesquecível. Conhecemos dois viajantes que seguiram boa parte do percurso conosco: Justin, do Alaska e Bárbara da Polônia. Bons companheiros. 
Isla Diablo - San Blás
Com toda certeza, San Blás é um dos lugares mais bonitos que visitamos. Ilhas paradisíacas, povo atencioso, humilde e acolhedor. Foram quatro dias intensos aproveitando a cada minuto daquelas belezas naturais. Retornando a Cidade do Panamá, fomos ao hostel buscar nossas coisas, mas como ficou muito tarde resolvemos ficar mais uma noite, só que o hostel estava lotado e não havia mais vagas. 
Red Frog
Negociamos e dormimos no cinema do hostel para seguirmos viagem no dia seguinte. Seguimos viagem para Bocas Del Toro, todos os hotéis, hostels e pousadas estavam cheios, tivemos que nos dividir em hostels diferentes. Visitamos as Piscinas dos Golfinhos, praticamos snorkel na Piscina dos Corais e fomos à praia Red Frog. 




Isla Diablo - San Blás
Isla Diablo - San Blás
Isla Diablo - San Blás
Isla Diablo - San Blás
Teatro Nacional - Casco Viejo
Fronteira Guabito x Sixaola (Panamá x Costa Rica)


Seguimos para Costa Rica pela fronteira Guabito x Sixaola (Panamá x Costa Rica), tivemos um pequeno problema na aduana costarriquenha, o oficial carimbou um visto de apenas seis dias em nosso passaporte. Ele não entendeu que nossa passagem de volta era do México e questionou que deveríamos ter uma passagem de saída do país em mãos. Reprogramamos nossa rota na Costa Rica em seis dias e fomos direto a San José. Nos hospedamos no hostel Aldea, bem localizado no centro da cidade. Conhecemos o Paseo Colón, Teatro Nacional, Museu da Moeda, Igreja Nossa Senhora das Mercedes e Museu do Ouro. 
Playa Hermosa
Para agilizar nossa estada no país, resolvemos alugar um carro. Deixamos algumas coisas no hostel e levamos somente o necessário para acampar em Jacó, no camping Hicako com o intuito de conhecer a Playa Hermosa. Estacionamos próximo a praia, o lugar era cercado por pousadas. Ficamos aproximadamente duas horas no local, quando retornamos ao veículo já era noite, percebi que o espelho retrovisor estava fora do local original, ajustei o espelho e retornamos para a cidade de Jacó. 
Museu do Ouro
Ao chegar ao local onde estávamos hospedados, no campimg Hicako, fomos retirar as mochilas do porta-malas e nos deparamos com a situação, haviam furtado nossas mochilas, onde estavam guardados os passaportes, cartões, dinheiro em espécie e outros pertences e documentos. Fomos imediatamente à delegacia mais próxima para registrar o boletim de ocorrência e foi constatado pelo perito de plantão que o carro havia sido arrombado pela porta do motorista, foi aberto o porta-malas pelo interior do veículo e subtraído as mochilas. 
Aldea Hostel

No dia seguinte, fomos à embaixada brasileira em São José, Costa Rica, e nos emitiram uma Autorização de Retorno ao Brasil. A Mariana, Juliana e o Felippe conseguiram prosseguir, mas Audo Júnior e eu terminando nossa viagem na metade dos dias previstos. O país é muito bonito e repleto de belezas naturais. Isto poderia acontecer em qualquer lugar do mundo e com qualquer pessoa. Talvez um descuido ou excesso de confiança nos gerou esta consequência. O tempo em que estivemos juntos foi muito intenso, a união e o companheirismo do grupo foi impressionante. Espero poder reencontra-los e quem sabe realizar outros mochilões ao lado de vocês.
Nossa casa por três dias em Isla Diablo - San Blás
Bárbara, Justin, Eu, Juliana e Audo Júnior
Jantar em Isla Diablo - San Blás
Isla Perro - San Blás
Isla Chichimi - San Blás
Isla Chichimi - San Blás
Interior da nossa cabana em Isla Diablo - San Blás

Canal do Panamá - Miraflores Locks
Bocas Del Toro
Piscina dos Corais - Bocas Del Toro
Piscina dos Golfinhos - Bocas Del Toro
Praia Red Frog - Bocas Del Toro
Isla Diablo - San Blás
Isla Diablo - San Blás
Crianças de Kuna Yala

Um comentário:

Comente aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...